A qualidade dos alimentos depende de diversos fatores, como por exemplo, a origem da matéria-prima, técnicas de processamento, embalagem e cocção. A aplicação de calor durante o cozimento engloba vários processos, dentre eles: fervura (calor úmido), fritar (calor seco), assar (calor seco), estufar (calor misto), cozinhar em micro-ondas (calor seco ou úmido) ou à vapor (calor úmido). Durante essas cocções, inevitavelmente os alimentos são instáveis do ponto de vista termodinâmico.
A cocção por micro-ondas ocorre por meio da radiação de ondas, que aquecem as partículas de agua dos alimentos, fazendo com que as moléculas dos nutrientes vibrem e gerem calor. Obviamente, esse processo pode afetar as vitaminas e nutrientes dos alimentos, MAS essas mudanças NÃO são exclusivas das micro-ondas, e sim do resultado de aquecimento, ou seja, isso acontece tanto em forno convencional, quanto no fogão ou em demais tipos de cocções.
O USO DE MICRO-ONDAS FAZ MAL À SAÚDE?
FALSO. Segundo as diretrizes do Food and Drug Administration (FDA/ órgão que regulamenta a segurança dos aparelhos domésticos destinados à cocção), se o micro-ondas pudesse vazar radiação, os níveis desta liberação seriam insignificantes e não ofereceriam perigo à saúde.
OS ALIMENTOS PERDEM OS NUTRIENTES QUANDO SÃO PREPARADOS NO MICRO-ONDAS?
VERDADEIRO. Entretanto, esse processo também ocorre quando os alimentos são cozidos, assados, fritos ou grelhados no fogão ou no forno convencional. Muitos nutrientes são sensíveis ao calor e sofrem alterações nutricionais quando expostos às altas temperaturas.
AQUECER ALIMENTOS NO MICRO-ONDAS AUMENTA O RISCO DE TER CÂNCER?
FALSO. O nível da emissão de radiação interna para o aquecimento dos alimentos segue os padrões de segurança mencionados na primeira pergunta. Se o micro-ondas for certificado pelo InMetro, não há motivo para essa preocupação.
FICAR PARADO DIANTE DO MICRO-ONDAS, EM FUNCIONAMENTO, CAUSA CÂNCER?
FALSO. Como já mencionado, todos os micro-ondas que são certificados pelo InMetro têm a segurança necessária para o uso doméstico
NÃO SE DEVE AQUECER ALIMENTOS EM PRATOS METÁLICOS OU DE INOX NO MICRO-ONDAS?
VERDADEIRO. Placas metálicas são refletoras de ondas, acumulam radiação, perturbam o campo de emissões dentro do forno e causam estouros. O mesmo vale para talheres metálicos ou de inox: eles nunca devem ser colocados no micro-ondas.
ALIMENTOS COZIDOS E ASSADOS FICAM MELHORES QUANDO FEITOS NO FOGÃO?
MITO. No fogão, as preparações ficam vistosas e douradas, enquanto no micro-ondas elas tendem a ficar mais uniformes. De qualquer forma, esses 2 tipos de cocções são nutricionalmente equivalentes.
NÃO SE DEVE FRITAR ALIMENTOS NO MICRO-ONDAS?
VERDADE. Seja de óleo, manteiga ou azeite, a gordura acumula muito calor quando aquecida no micro-ondas e pode causar estouros, tal como no aquecimento da água. O forno de micro-ondas não foi feito para frituras: esta é a única exceção em que o fogão é a única possibilidade para o preparo do alimento.
FORMAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS DE PREPARAR ALIMENTOS NO MICRO-ONDAS.
–Chips de batata-doce: Distribua fatias de batata-doce sobre uma folha de papel toalha sem sobrepô-las e as leve ao micro-ondas por três minutos em potência alta. Passado esse tempo, retire tudo do forno, vire as fatias em outra folha de papel toalha e volte ao micro-ondas por dois minutos (também em potência alta). Tempere a gosto!
–Omelete: Unte um prato fundo de vidro com manteiga ou óleo, despeje ali dois ovos já mexidos, cubra o prato com plástico filme e leve ao micro-ondas por 30 segundos em potência alta. Misture as partes mais cruas ao restante da omelete e volte o prato ao micro-ondas por mais 30 segundos. Tempere a gosto!
–Pipoca: Adicione ½ xícara de milho de pipoca e 2 colheres de sopa de água em um recipiente próprio para micro-ondas. Em seguida, cubra com plástico filme e faça pequenos furos com um garfo para que o vapor possa sair. Deixe no micro-ondas por aproximadamente 3 minutos em potência alta. (Observação: monitore esse processo, visto que o tempo de cocção vai variar conforme a marca do seu aparelho). Quando você perceber que o intervalo entre estouros de pipoca ficaram maiores e hora de retirar a preparação do micro-ondas. Para finalizar regue as pipocas com um fio de azeite, ervas aromáticas e sal. Mexa o recipiente para distribuir os temperos.
Ficou com alguma dúvida? Procure o seu nutricionista para maiores informações e esclarecimentos!
REFERÊNCIAS
-Rahath Kubra I, Kumar D, Jagan Mohan Rao L. Emerging Trends in Microwave Processing of Spices and Herbs. Crit Rev Food Sci Nutr. 2016;56(13):2160–2173. doi:10.1080/10408398.2013.818933
-Zhao Z, Yu S, Xu M, Li P. Effects of microwave on extracellular vesicles and microRNA in milk. J Dairy Sci. 2018;101(4):2932–2940. doi:10.3168/jds.2016-12021
-Luan D, Wang Y, Tang J, Jain D. Frequency Distribution in Domestic Microwave Ovens and Its Influence on Heating Pattern. J Food Sci. 2017;82(2):429–436. doi:10.1111/1750-3841.13587
-Komaroff AL. Ask the doctor. Does using a microwave to cook ruin the nutrients in food?. Harv Health Lett. 2015;40(9):2.
-Rahman M, Ahsan S, Lahri R, Thanou M, Kosmas P. Preliminary Assessment of a Microwave System to Detect Contrast Enhancing Agents. Conf Proc IEEE Eng Med Biol Soc. 2018;2018:937–940. doi:10.1109/EMBC.2018.8512313
-BRASIL. “Desmistificando Dúvidas Sobre Alimentação e Nutrição”. Ministério da Saúde. (2016).
Atenciosamente,
Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979
*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.
*Doutoranda em Ciências da Saúde com ênfase em Diabetes pela FAMERP.
*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.
*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.
*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.
*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.