Hábitos alimentares saudáveis

É comum os nutricionistas se depararem com diversos questionamentos dos pacientes no consultório. Uma das dúvidas mais recorrentes seria de “como manter e consolidar os hábitos alimentares saudáveis a longo prazo?”.

A mudança de comportamento envolve aspectos biológicos e psicossociais complexos: Gatilho + Motivação (interna e externa) + Prazer + Repetição. Infelizmente, o comportamento leva tempo para ser consolidado, sendo necessário persistência do indivíduo. Sempre oriento aos meus pacientes começar pelo básico. Sendo assim, separei alguns tópicos fundamentais, abordados no capítulo “10 Passos para a Alimentação Saudável”, do “Guia Alimentar para População Brasileira” (BRASIL, 2014):

  1. Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados (hortaliças, legumes, verduras, frutas, leite, ovos, carnes, cereais, grãos, sementes e oleaginosas) a base da sua alimentação.
  2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar, cozinhar o alimento e ao criar preparações culinárias.
  3. Limite o consumo de alimentos processados (conservas, frutas em calda e etc).
  4. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados (bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos, embutidos, frituras e doces). Perceba que “evitar” é bem diferente de “cortar” “eliminar”. Restrições severas e ditadura alimentar não combinam com alimentação saudável, ok?
  5. Coma com regularidade, atenção plena e sempre que possível em companhia.
  6. Faça compras em lugares que ofertem variedade de alimentos in natura ou minimamente processados. Pequenos produtores são ótimas opções de custo benefício e sustentabilidade.
  7. Desenvolva, exercite e partilhe suas habilidades culinárias. Mão na massa e vá para cozinha!
  8. Planeje sua rotina para desfrutar melhor de seu tempo, dando à alimentação o espaço que ela merece.
  9. Quando estiver fora de casa, prefira restaurantes que ofereçam comida feita na hora.
  10. Seja crítico quanto às informações veiculadas nas mídias, propagandas e comerciais. Fique longe de mensagens que preconizam corpos esculturais e/ou padrões inatingíveis. Não existe milagre para “perder gordura corporal” ou “ganhar massa muscular”, sobretudo em um curto espaço de tempo. Invista em alimentação saudável e atividade física. Entenda que o vestido de 10 anos atrás ficou no passado e você é outra pessoa agora, ok? Respeite seus limites e reconheça que o ser humano passa por diferentes fases da vida.

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979
*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.
*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.
*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.
*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.
*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

Instagram: @tatiminari_nutririopreto 
Facebook: @NutriRioPretoTatiMinari

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2014. Disponível em:<http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + treze =