EFEITOS DO CAFÉ SOBRE A SAÚDE

Uma meta analise publicada neste mês na Nutrients analisou os possíveis fatores que estão relacionados aos efeitos positivos do café sobre a saúde, sobretudo com relação a menor incidência de DCNT. Ao que parece o café desempenha papeis metabólicos semelhantes aos outros vegetais e frutas, visto que fornecem um grande aporte de fitoquímicos na dieta.

pastedGraphic.png

Além da cafeína, os ácidos clorogênicos, a trigonelina, o N-metilpiridínio, os diterpenos e o cafestol, parecem estar associados aos supostos benefícios. Esses polifenóis e ácidos fenólicos representam a maior parte dos fitoquímicos dos grãos de café e ativam as principais vias de promoção da saúde por meio da indução do estresse oxidativo. Este processo leva a ativação do sistema Nrf2 e a translocação de Nrf2 para o núcleo, aumentando assim a expressão de antioxidantes dependentes de Nrf2. Outro tópico importante seria de que há uma “biogênese aprimorada” na defesa antioxidante e no suprimento de substrato das mitocôndrias. Alguns estudos descobriram uma melhor preservação da integridade do DNA após várias semanas de consumo de café.

pastedGraphic_1.png

Além disso, esta “bebida dos deuses” também contempla outros compostos importantes, como por exemplo, os polissacarídeos (galactomanana e arabinogalactana tipo 2) e as melanoidinas, que compartilham a capacidade de modular a microbiota intestinal, estimular a produção de AGCC e aumentar a contagem de células de bactérias Prevotella.

Com relação à ingestão habitual de café dentro dos níveis de segurança, os estudos ainda não são tão padronizados, mas ao que parece poderia alcançar uma média de até 4 xícaras pequenas ao dia. Obviamente que isto poderá variar conforme a individualidade e presença de demais morbidades do paciente.

E você já tomou seu cafezinho hoje?

REFERÊNCIA

Kolb, H.; Kempf, K.; Martin, S. Health Effects of Coffee: Mechanism Unraveled? Nutrients 2020, 12, 1842.

Atenciosamente,

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979

*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.

*Doutoranda em Ciências da Saúde com ênfase em Diabetes pela FAMERP.

*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.

*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.

*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.

*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

*Contato/ WhatsApp: (17) 981434200.

*E-mail: tatianaminari@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + sete =

WhatsApp Fale Conosco