Uma meta analise publicada neste mês na Nutrients analisou os possíveis fatores que estão relacionados aos efeitos positivos do café sobre a saúde, sobretudo com relação a menor incidência de DCNT. Ao que parece o café desempenha papeis metabólicos semelhantes aos outros vegetais e frutas, visto que fornecem um grande aporte de fitoquímicos na dieta.
Além da cafeína, os ácidos clorogênicos, a trigonelina, o N-metilpiridínio, os diterpenos e o cafestol, parecem estar associados aos supostos benefícios. Esses polifenóis e ácidos fenólicos representam a maior parte dos fitoquímicos dos grãos de café e ativam as principais vias de promoção da saúde por meio da indução do estresse oxidativo. Este processo leva a ativação do sistema Nrf2 e a translocação de Nrf2 para o núcleo, aumentando assim a expressão de antioxidantes dependentes de Nrf2. Outro tópico importante seria de que há uma “biogênese aprimorada” na defesa antioxidante e no suprimento de substrato das mitocôndrias. Alguns estudos descobriram uma melhor preservação da integridade do DNA após várias semanas de consumo de café.
Além disso, esta “bebida dos deuses” também contempla outros compostos importantes, como por exemplo, os polissacarídeos (galactomanana e arabinogalactana tipo 2) e as melanoidinas, que compartilham a capacidade de modular a microbiota intestinal, estimular a produção de AGCC e aumentar a contagem de células de bactérias Prevotella.
Com relação à ingestão habitual de café dentro dos níveis de segurança, os estudos ainda não são tão padronizados, mas ao que parece poderia alcançar uma média de até 4 xícaras pequenas ao dia. Obviamente que isto poderá variar conforme a individualidade e presença de demais morbidades do paciente.
E você já tomou seu cafezinho hoje?
REFERÊNCIA
Kolb, H.; Kempf, K.; Martin, S. Health Effects of Coffee: Mechanism Unraveled? Nutrients 2020, 12, 1842.
Atenciosamente,
Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979
*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.
*Doutoranda em Ciências da Saúde com ênfase em Diabetes pela FAMERP.
*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.
*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.
*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.
*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.
*Contato/ WhatsApp: (17) 981434200.
*E-mail: tatianaminari@gmail.com