Hidratação

A água é um composto fundamental para sobrevivência humana, ou seja, sem ela sobreviveríamos em um tempo relativamente menor quando comparamos com a escassez de alimentos. É comum nos depararmos com a seguinte afirmação dos profissionais da saúde “Você precisa beber água”, mas qual seria a recomendação de ingestão de água diária? O que acontece quando não nos hidratamos corretamente? (GUYTON et. al, 2017; THOMAS et. al., 2016).

O organismo constantemente trabalha para ajustar o equilíbrio entre a perda e a ingestão de água. Quando a perda é maior que a ingestão, desenvolve-se a desidratação. Com o passar da idade, os níveis de hidratação corporal vão se reduzindo, podendo chegar na constituição de 60% de água. Geralmente as pessoas perdem água e eletrólitos pela respiração, transpiração, irradiação, urina, fezes e etc. A recomendação da INGESTÃO DE ÁGUA DIÁRIA DEVE SER INDIVIDUALIZADA e varia conforme o sexo, a idade, a prática de exercícios, a temperatura do ambiente, a umidade e etc. Sem a reposição adequada, o corpo começa a manifestar diversos sintomas, como por exemplo, cansaço, fome, ganho de peso, falhas no sistema circulatório, constipação, retenção de líquidos, mau hálito, déficit de memória e até mesmo queda do desempenho físico (GUYTON et. al, 2017; THOMAS et. al., 2016).

Então como se manter hidratado?

Você pode optar pela ingestão de água mineral, em conjunto com demais elementos hidratantes, como por exemplo, a água de coco natural, as frutas, os vegetais e até mesmo a água aromatizada (GUYTON et. al, 2017; THOMAS et. al., 2016).

E por que a hidratação é tão importante? A água participa de diversas reações metabólicas, colaborando nos processos digestivos, no transporte de nutrientes, no controle da pressão sanguínea, no processo de contração muscular, na proteção dos órgãos e tecidos e etc. Estar bem hidratado, portanto, é um impulsionador de saúde, que maximiza a função geral do organismo (GUYTON et. al, 2017; THOMAS et. al., 2016).

Sendo assim, fica a dica para cuidar mais do seu corpo. Já tomou quantos copos de água hoje?

Abraço e boa semana a todos,

 

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979
*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.
*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.
*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.
*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.
*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

Instagram: @tatiminari_nutririopreto 
Facebook: @NutriRioPretoTatiMinari

 

 

 

REFERÊNCIAS

GUYTON, A. C; HALL, J. E. Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

THOMAS, D.T.; ERDMAN, K.A.; BURKE, L.M. American College of Sports Medicine joint position statement. Nutrition and athletic performance. Med Sci Sports Exerc, 2016, v. 48, n. 3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =