ANOREXIA NERVOSA

A anorexia nervosa é caracterizada pela grande perda de peso em curto espaço de tempo, distorção da imagem corporal e receio exagerado de ganhar peso. Essa doença também é constituída por demais intercorrências físicas e comportamentais, como por exemplo, bradicardia, baixa temperatura corporal, edema corporal, obstipação, desequilíbrio alimentar, resistência ao tratamento e negação da doença. A amenorreia foi removida do DSM-5, visto que existem pacientes que atendem todos os critérios de diagnóstico e mesmo assim continuam menstruando.

Essa doença pode ser dividida em: 1) Subtipo purgativo: pacientes que apresentam episódios de compulsão alimentar e prática de purgação (vômitos, diuréticos, enemas, laxantes e exercícios em excesso), cuja personalidade psicótica é dominada pela impulsividade; 2) Subtipo restritivo: pacientes que utilizam principalmente a restrição calórica/alimentar como medida de emagrecimento, cuja personalidade neurótica é composta pelo perfeccionismo e obsessão.

Os pacientes com esse transtorno alimentar possuem a estrutura e a função cerebral alteradas, visto que ocorrem prejuízos nos neurotransmissores de dopamina (comportamento alimentar e recompensa), serotonina (controle de impulsos e neuroticismo), ativação do sistema corticolímbico (apetite e medo) e baixa atividade nos circuitos frontostriatais (hábitos). Esses indivíduos geralmente possuem demais distúrbios psiquiátricos, como por exemplo, o transtorno depressivo maior e o transtorno de ansiedade generalizada.

O desencadeamento da doença está relacionado principalmente pelos diversos padrões (estéticos, culturais, políticos e etc) impostos na sociedade. Por exemplo, o sucesso de muitas profissões depende do peso de uma pessoa. Modelos e atores retratam um nível de magreza que é difícil de alcançar. Alguns atletas, como bailarinos, ginastas e lutadores, também são pressionados a manter baixos pesos corporais para não interferir em seu desempenho físico. Além disso, os meios de comunicação promovem constantemente apologia à dieta e medidas lunáticas para perder de peso em curto espaço de tempo.

A base do tratamento da anorexia nervosa é constituída por: 1-Recuperação do estado nutricional com o nutricionista (ganho de peso); 2- Terapia Cognitivo Comportamental com o psicólogo (melhorar a distorção da imagem corporal); 3-Farmacoterapia com o psiquiatra e gastroenterologista. Vale lembrar que a educação do paciente e da família são fundamentais durante o tratamento para evitar a morbidade. Os grupos terapêuticos também podem maximizar a recuperação do indivíduo.

Na intervenção nutricional os principais objetivos são: 1) Recuperação do estado nutricional; 2) Melhorar a qualidade nutricional das refeições gradativamente; 3) Reduzir a frequência de episódios de compulsão em pacientes com subtipo purgativo; 4) Melhorar a relação do paciente com sua imagem corporal e com a comida; 5) Aumentar a qualidade de vida em longo prazo; 6) Estabelecer metas sustentáveis em longo prazo, evoluído gradativamente.

Ficou com alguma dúvida? Procure o seu nutricionista para maiores informações e esclarecimentos!

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979
*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.
*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.
*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.
*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.
*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

Instagram: @tatiminari_nutririopreto 
Facebook: @NutriRioPretoTatiMinari

 

REFERÊNCIAS

Alvarenga, M.S., Dunker, K.L.L., Roman, E.C.B., & Philippi, S.T. (2014). Nutritional therapy for eating disorders. In: Philippi, S.T., & Alvarenga, M. Eating disorders: a nutritional view. Barueri: Manole, 26-229.

Arlington, V. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V). In (5 ed.): American Psychiatric Association, 329-354. Available in: http://dhss.delaware.gov/dsamh/files/si2013_dsm5foraddictionsmhandcriminaljustice.pdf. DOI: 10.5007/1807-1384.2014v11n2p96.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + quinze =