TRANSTORNOS ALIMENTARES – ASPECTOS GERAIS

Atualmente a maioria da população mundial não possui uma relação harmoniosa com a comida. Com a rotina corrida e automática, o indivíduo coloca a qualidade da sua alimentação “para escanteio”, esquecendo de que isto futuramente poderá interferir no seu maior bem: “sua saúde metabólica, física e mental”. Percebe-se então que o “ato de comer em si” está cada vez mais conturbado e menos valorizado. Muitas pessoas convivem com a ansiedade, a dúvida e até mesmo o sofrimento quando querem escolher a composição de suas refeições, tanto pelo predomínio do sentimento de culpa ao ingerir determinados alimentos, quanto por excesso de comportamentos neuróticos no seguimento de dietas.

A relação negativa com a alimentação destaca a importância de entender e discutir a respeito dos distúrbios da alimentação. As perturbações ou transtornos alimentares podem incidir em um público variado como homens, mulheres, adolescentes, crianças, milionários, pobres, obesos, desnutridos e etc. Vale lembrar que são doenças psiquiátricas complexas que necessitam de tratamento interdisciplinar especializado (psiquiatra, psicólogo e nutricionista). Os transtornos mais recorrentes são a Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica, que possuem em comum a distorção da imagem corporal e a resistência ao tratamento.

O tratamento é individualizado, apresentando metas específicas de acordo com o quadro clínico, a gravidade, a história da doença e o tipo de transtorno do paciente. Os grupos terapêuticos também podem maximizar a recuperação do indivíduo. Na intervenção nutricional um dos principais objetivos é melhorar a relação do paciente com sua imagem corporal e com a comida.

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979
*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.
*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.
*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.
*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.
*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

Instagram: @tatiminari_nutririopreto 
Facebook: @NutriRioPretoTatiMinari

 

REFERÊNCIAS

Alvarenga, M.S., Dunker, K.L.L., Roman, E.C.B., & Philippi, S.T. (2014). Nutritional therapy for eating disorders. In: Philippi, S.T., & Alvarenga, M. Eating disorders: a nutritional view. Barueri: Manole, 26-229.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =