O IMPACTO DAS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS NAS INGESTÕES ALIMENTARES DE INDIVÍDUOS

Uma pesquisa publicada em 4 de maio de 2020 no jornal Appetite avaliou o impacto das informações nutricionais nas ingestões alimentares de indivíduos. No estudo foi testado o efeito de um novo método de apresentação de informações sobre calorias, destacando as diferenças calóricas entre os ingredientes. 

A pesquisa contou com a participação de 633 indivíduos, que preencheram um questionário para fazer um sanduíche. A composição deste lanche era formada por 5 categorias de ingredientes: carne, proteína, queijo, molho, pão e legumes. Cada participante foi designado aleatoriamente para uma das quatro condições de informação calórica: 1) Uma condição na qual nenhuma informação sobre calorias foi fornecida (controle); 2) Uma condição na qual a informação calórica foi fornecida para cada ingrediente; 3) Uma condição na qual a informação calórica foi apresentada em relação ao item de maior caloria; e 4) Uma condição na qual a informação calórica foi apresentada em relação ao item de menor caloria. 

Os resultados apontaram que os participantes das condições de informações de alta (3) e baixa caloria (4) pediram entre 32 e 36 menos calorias por sanduíche do que os participantes na condição de informações sem calorias (1). Entretanto, percebeu-se que as calorias ingeridas pelos participantes na condição calórica por item (2) não foram significativamente diferentes do controle (1). 

De qualquer forma, os autores concluíram que apresentar calorias relativas ou outras informações nutricionais pode orientar os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis. E você o que acha a respeito das informações nutricionais presente nos rótulos dos alimentos? Você sabe analisa-las? Procure o seu nutricionista para maiores informações e esclarecimentos!

REFERÊNCIAS

Gustafson, C. R., & Zeballos, E. (2020). The effect of presenting relative calorie information on calories ordered. Appetite. https://doi.org/10.1016/j.appet.2020.104727

Atenciosamente,

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979

*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.

*Doutoranda em Ciências da Saúde com ênfase em Diabetes pela FAMERP.

*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.

*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.

*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.

*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

*Contato/ WhatsApp: (17) 981434200.

*E-mail: tatianaminari@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

WhatsApp Fale Conosco