A INDIVIDUALIDADE AFETA NA RESPOSTA GLICÊMICA PÓS-PRANDIAL

Os níveis elevados de glicose no sangue pós-prandial constituem uma epidemia global e um importante fator de risco para pré-diabetes e diabetes tipo II.

Um estudo publicado na revista Cell monitorou continuamente os níveis de glicose em uma semana de 800 participantes. Foram medidas as respostas glicêmicas a 46.898 refeições e encontradas altas variabilidades nas respostas glicêmicas individuais de variados tipos de refeições idênticas oferecidas. Alguns participantes tiveram maiores picos de glicemia pós-pradiais após ingerirem cookies e outros não tiveram respostas tão intensas. Já com relação a banana, por exemplo, alguns participantes não cursaram com elevação da glicemia pós-prandial e outros apresentaram aumento abruto da mesma.

Esses achados sugerem que as recomendações dietéticas universais podem ter utilidade limitada, ou seja, existem vários fatores que podem alterar essas respostas glicêmicas, como por exemplo, a genética, o sexo, a idade, a alimentação, a saúde mental e até mesmo a composição da microbiota. Sendo assim, a individualidade deve ser levada em consideração na hora de montar uma prescrição dietética, sobretudo para aqueles pacientes diabéticos que fazem o monitoramento contínuo da glicemia. Desta forma, as dietas personalizadas podem modificar com sucesso a elevação da glicose sanguínea pós-prandial.

 

REFERÊNCIA: David Zeevi, et. al. Personalized Nutrition by Prediction of Glycemic Responses. Cell, 163. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cell.2015.11.001

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979

*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.

*Doutoranda em Ciências da Saúde com ênfase em Diabetes, Hipertensão, Cardiopatias e Obesidade pela FAMERP.

*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.

*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.

*Atendimento: 1- Clínica Estética e Nutrição.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − oito =

WhatsApp Fale Conosco