EFEITO DO CONSUMO DIÁRIO DE SUCO DE LARANJA NOS NÍVEIS DE GLICOSE, LIPÍDIOS E METABÓLITOS INTESTINAIS DA MICROBIOTA

Um estudo publicado em 2019 na revista Jornal of Medicinal Food avaliou o consumo do suco de laranja nos níveis de glicose, colesterol e metabólitos intestinais. 

A pesquisa contou com a participação de 10 mulheres saudáveis ​​que foram submetidas à análise do consumo diário de 300ml de suco de laranja pasteurizado por 2 meses.  

Amostras de soro e fezes no sangue foram coletadas periodicamente durante o experimento para análises bioquímicas e microbiológicas. A microbiota intestinal foi avaliada para bactérias anaeróbicas totais, Lactobacillus spp., Bifidobacterium spp. e Clostridium spp. A avaliação dos ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) foi realizada por eletroforese.

Os resultados mostraram que a ingestão diária de suco de laranja não alterou a composição corporal das mulheres, mas melhorou os parâmetros bioquímicos, como LDL, glicose e sensibilidade à insulina. O suco também modulou positivamente a composição e a atividade metabólica da microbiota, aumentando a população de Bifidobacterium spp., Lactobacillus spp. e a produção de AGCCs. 

Segundo os autores esses resultados podem ser reflexos da ingestão de compostos bioativos, como hesperidina e naringina, encontrados em frutas cítricas e suco de laranja.

Vale lembrar que o estudo foi realizado em um período limitado, com um público específico e com baixa quantidade de participantes. De qualquer forma, esses resultados sugerem que o consumo parcimonioso de suco de laranja pode apresentar efeitos positivos na microbiota intestinal e nos biomarcadores metabólicos de mulheres jovens.

REFERÊNCIA

Lima ACD, Cecatti C, Fidélix MP, et al. Effect of Daily Consumption of Orange Juice on the Levels of Blood Glucose, Lipids, and Gut Microbiota Metabolites: Controlled Clinical Trials. J Med Food. 2019;22(2):202‐210. doi:10.1089/jmf.2018.0080

Atenciosamente,

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979

*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.

*Doutoranda em Ciências da Saúde com ênfase em Diabetes pela FAMERP.

*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.

*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.

*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.

*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

*Contato/ WhatsApp: (17) 981434200.

*E-mail: tatianaminari@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + quatro =

WhatsApp Fale Conosco