ATÉ QUE PONTO A PRESCRIÇÃO DA CANELA MELHORA OS PERFIS GLICÊMICOS E LIPÍDICOS?

A canela (C. cassia aromaticum e C. zeylanicum verum) é um condimento muito utilizado na culinária pelo seu sabor característico amadeirado doce. Em alguns casos também pode ser aplicada em intervenções nutricionais com funções hipoglicemiantes e redutora de lipídios. Foi então que uma recente revisão da literatura decidiu analisar as evidências relacionadas à prescrição da canela e seus possíveis efeitos.

Os resultados mostraram que em relação ao perfil glicêmico, em indivíduos com diabetes mellitus tipo II, a glicemia em jejum reduziu entre 12,9 a 52,2 mg/dL e a HbA1c entre 0,27 a 0,83%. Já a insulina sérica diminuiu em poucos estudos. Os autores afirmaram que estas propriedades podem estar relacionadas aos seus compostos bioativos (cinamaldeído, cumarinas e proantocianidinas). Observação: Os trabalhos tiveram a duração em média de 2 a 4 meses.

Já o efeito redutor de lipídios é mais controverso. Alguns estudos afirmaram que a administração de canela pode reduzir a massa gorda e aumentar os antioxidantes séricos, mas os métodos utilizados nessas pesquisas foram imprecisos. 

Por fim, os autores concluíram que até 6 g de canela, principalmente em pó, parece ser um tratamento auxiliar para controle glicêmico no diabetes mellitus tipo 2 e também na melhora da resistência a insulina em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico. No entanto, são necessários mais ensaios clínicos controlados. 

E você, gosta da canela? Aonde costuma utiliza-la?

REFERÊNCIA 

Santos, H.O., da Silva. G.A.R. To what extent does cinnamon administration improve the glycemic and lipid profiles?. Clin Nutr ESPEN. 2018;27:1‐9. doi:10.1016/j.clnesp.2018.07.011

Atenciosamente,

Tatiana Palotta Minari – CRN 50.979

*Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP.

*Doutoranda em Ciências da Saúde com ênfase em Diabetes pela FAMERP.

*Mestrado em Psicologia e Saúde com ênfase em Transtornos Alimentares pela FAMERP.

*Pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva: da Bioquímica e Fisiologia à Prática pela FAMERP.

*Atendimentos: 1- Clínica Estética e Nutrição; 2- Pelle Medical Center.

*Consultora de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar para Restaurantes.

*Contato/ WhatsApp: (17) 981434200.

*E-mail: tatianaminari@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

WhatsApp Fale Conosco